DESTINAÇÃO ADEQUADA DE RESÍDUOS SÓLIDOS

A destinação adequada de resíduos sólidos é um serviço de extrema importância para a sociedade e o meio ambiente, visto que a partir da atividade é possível minimizar os danos aos recursos naturais, bem como evitar a proliferação de agentes contaminantes, com risco à saúde humana e animal. Além disso, o correto despejo de lixo e resíduos sólidos é uma exigência da Política Nacional de Resíduos Sólidos Brasileira (PNRS), por meio da Lei no 12.305/2010.

DESTINAÇÃO ADEQUADA DE RESÍDUOS SÓLIDOS: NORMAS E PROCEDIMENTOS

A destinação adequada de resíduos sólidos engloba um conjunto de procedimentos de gestão e gerenciamento de lixo e borras, segundo uma ordem de prioridade. O processo é definido pelo artigo 9, da Lei no 12.305/2010, que versa sobre a reutilização e a disposição final ambientalmente adequada dos rejeitos. Assim, é possível separar quais itens são passíveis de reciclagem, bem como quais resíduos devem ser descartados de maneira correta.

Caracterizam-se como resíduos sólidos os despojos provenientes de áreas industriais, domésticas, hospitalares, de serviços, entre outras. Dentre esses materiais descartados, há os resíduos oleosos e borras, que necessitam de uma destinação final correta. Retirados em processos de limpeza de tanques e equipamentos, os resíduos oleosos devem ser transportados e armazenados para posteriormente serem tratados, recuperando e tornando-os reutilizáveis para indústrias que possuem caldeiras e fornos.

É importante ressaltar que a destinação adequada de resíduos sólidos leve em conta todos os aspectos ambientais para minimizar a poluição por meio da contaminação do solo, dos lençóis freáticos e do ar. Por esse motivo, existem empresas especializadas no procedimento de disposição final, que realizam o encaminhamento de rejeitos e regularização junto aos órgãos ambientais.

Além disso, a empresa responsável pela destinação adequada de resíduos sólidos deve contar com o Certificado de Movimentação de Resíduos de Interesse Ambiental (CADRI) e o Certificado de Destinação de Resíduos (CDR), atestando todo o comprometimento no serviço. Para a correta destinação adequada de resíduos sólidos também é necessário:

  • Dispor de uma tecnologia e de equipamentos adequados para a remoção dos óleos residuais, mesmo em condições difíceis;
  • Deter técnicas especiais de remoção de resíduos sólidos;
  • Ter veículos especiais para a operação de destinação adequada de resíduos sólidos, todos de frota própria.

PREMIUM AMBIENTAL: QUALIDADE NA DESTINAÇÃO FINAL DE REJEITOS INDUSTRIAIS

A Premium Ambiental é especialista na prestação de serviços de recuperação de rejeitos, bem como destinação adequada de resíduos sólidos, com amplo atendimento para todo o território nacional. A empresa é reconhecida pela excelência de seus trabalhos e por ter certificação dos principais órgãos ambientais, incluindo Ibama, Cetesb, INEA (RJ), IEMA (ES) e Anvisa. Dessa forma, a Premium Ambiental se consagra como uma das melhores empresas do ramo, demonstrando toda a sua qualidade e respeito ao meio ambiente.